segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Surgimento da área de RH nas organizações


A área de recursos humanos surgiu nas organizações devido ao impacto da Revolução Industrial no século XX, sendo chamada inicialmente por Relações Industriais, com o intuito de reduzir conflitos entre a organização e as pessoas.
A partir de 1950 foi conceituada como Administração de Pessoal, sendo visto que sua função abrangia outros fatores em relação às pessoas, como seus deveres e direitos.
Na década de 70 surgiu a denominação de Recursos Humanos (ARH), onde as pessoas passaram a representar parte importante da organização, no entanto ainda eram vistas apenas como recursos produtivos da organização.
Com a transformação do mundo e do mercado de trabalho, e como o surgimento de novos fatores que são importantes para o sucesso da organização, como competitividade, criatividade, inteligência, talento, dinamismo, flexibilidade, a área de Recursos Humanos passa por uma nova transformação, sendo denominada Gestão de Pessoas, por considerar as pessoas como parceiras da organização, que englobam seus objetivos pessoais, como crescimento na carreira, com os objetivos da organização, como por exemplo, se destacar no mercado.
Podemos ver que a Gestão de Pessoas, percorreu um longo caminho até alcançar uma posição de destaque dentro das organizações, e creio que continuará passando por novas transformações e novos desafios, pois tanto as organizações quanto as pessoas, vivem em um processo de constantes transformações.

Abaixo segue o link que foi usado como referência:


Stella Maris-601

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu nome e matrículaentre parênteses ao final de cada postagem ou comentário.