quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Remuneração por competência



As empresas estão adotando a Remuneração por Competência para avaliar e classificar os cargos baseados nas competências individuais de cada colaborador. É uma nova estratégia para administratar os cargos e os salários, sendo uma maneira de dar mais relevância ao colaborador. A avaliação é feita de acordo com as atividades e responsabilidades dos indivíduos. 
Vantagens na utilização da Remuneração por competência:
  • Foco nas pessoas e não para o cargo;
  • Garantia de reconhecimento aos colaboradores;
  • Aumento da produtividade e qualidade dos produtos;
  • Aumento da motivação da equipe, entre outros.
Segundo Chiavenato "  O primeiro passo está no mapeamento das competências para alinhar devidamente as competências individuais com as competências funcionais e organizacionais.  O segundo passo é definir uma hierarquia de competências:  as competências organizacionais e funcionais de cada área da organização de modo que estas forneçam as bases para aquelas. No terceiro passo, tratar das competências gerenciais necessárias para que a GP possa ser praticada pelos gerentes como gestores de pessoas. Em quarto lugar, ponderar as competências individuais da mesma maneira como tratamos os fatores de avaliação de cargos".

3 comentários:

  1. A remuneração por competência envolve muito o comportamento individual para o cumprimento de metas desejáveis para esses cargos.Tem como finalidade motivar os profissionais a uma melhor capacitação, de acordo com as necessidades da organização, quebrar paradigmas e remunerar por suas características pessoais, ou seja, aquelas que se aplicam no seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. A remuneração é o principal incentivo para os funcionários da empresa. A Remuneração por Competência consiste numa nova estratégia para administrar os cargos e os salários da empresa, dando primeiramente importância ao homem para depois aos cargos.

    (Beatriz Rosário Pereira - 796)

    ResponderExcluir
  3. Na remuneração por competência, meu entendimento e que necessitamos primeiro, entender as competências da empresa, para em seguida definir as competências para a remuneração, assim vamos conseguir atingir os objetivos. Concordo também que o foco sai do cargo e volta para a pessoa, saindo da remuneração funcional.
    Ademir vitlal

    ResponderExcluir

Coloque seu nome e matrículaentre parênteses ao final de cada postagem ou comentário.