segunda-feira, 14 de maio de 2012

Processos de RH



A gestão de pessoas é composta por seis processos básicos, como evidenciados na figura a cima. Todos esses processos estão intimamente relacionados entre si, de tal maneira que se interpenetram e se influenciam reciprocamente, podendo influenciar ou prejudicar um ao outro, segundo sua utilização. Por exemplo, um se o processo de recompensar pessoas é falho, ele exige um processo de manter pessoas mais intenso.

Portanto um gestor deve estar ciente desses seis processos, de forma a delineá-los da melhor maneira, de acordo com as exigências das influências ambientais externas e das influências organizacionais internas para obter a melhor compatibilização entre si.

Sendo necessário um conhecimento a fundo, primeiramente trataremos dos três primeiros: agregar, aplicar e remunerar.

Agregar pessoas: Segundo Chiavenato “Trata-se de uma escolha recíproca: as organizações escolhem as pessoas que pretendem engajar, e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar.”

Aplicar pessoas: O maior desperdício dentro da organização é o talento humano não aproveitados, logo esse processo visa alocar as pessoas segundo seu talento em determinadas funções. Inclui desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

Remunerar pessoas: Busca incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. A remuneração total é constituída por remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. Sendo que existem recompensas financeiras e não financeiras.

Visite meu blog pessoal!

Ana Paula Rodrigues - 834

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque seu nome e matrículaentre parênteses ao final de cada postagem ou comentário.