terça-feira, 15 de maio de 2012

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO



Métodos Tradicionais





Segundo o autor Chiavenato (2010) há uma variedade de métodos para avaliação de desempenhos dos funcionários de uma organização, tais como:

  1. Pesquisa de Campo: é um método baseado em uma tabela de dupla entrada: nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação de desempenho.
  2. Escolha Forçada: São blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento que são estruturados antes da avaliação do desempenho. Forçadamente, ou seja, sem opção de escolha, o avaliador deve escolher uma ou duas das frases que se encontram no formulário para demonstrar as atividades dos funcionários.
  3. Pesquisa de Campo: requer entrevistas entre um especialista em avaliação e com os gerentes para avaliarem o desempenho dos respectivos funcionários de forma conjunta.
  4. Método dos Incidentes Críticos: baseia-se nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos. Preocupa-se com desempenhos excepcionais. Avalia os pontos fortes e fracos de cada funcionário.
  5. Listas de Verificação: baseia-se em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a repeito de cada funcionário.
Métodos Modernos 

  1. Avaliação participativa por objetivos:  modelo de avaliação de desempenho no qual participam ativamente o colaborador e o seu gerente. Envolve seis etapas:
a) Formulação de Objetivos consensuais;
b) Comprometimento pessoal quanto ao alcance dos objetivos conjuntamente formulados;
c) Negociação com o gerente sobre a alocação dos recursos e meios necessários para o alcance dos objetivos;
d) Desempenho;
e) Constante monitoração dos resultados e comparação com os objetivos formulados;
Retroação intensiva e contínua avaliação conjunta.
    2. Avaliação 360°: É uma avaliação feita de forma circular por todos os elementos que mantêm, de alguma forma, interação com o avaliado, ou seja, aqueles que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°. Constitui uma forma mais rica de avaliação devido as informações virem de todos os lados. O avaliado deve-se adaptar às exigências todos os diferentes parceiros. Além dos parceiros, o colaborador também recebe um formulário para se auto-avaliar.

Icaro Junior da Silva (0801)




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